MPRO

Quais são as modalidades do ciclismo e as principais diferenças entre elas?

Você sabe quais são as modalidades do ciclismo? Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, o esporte contempla diferentes estilos, que se adaptam a públicos diversos, possibilitando que todo tipo de pessoa que tenha condições físicas e motoras possa pedalar.

No artigo de hoje, você descobrirá quais são as modalidades do ciclismo (principais) e irá mais detalhes sobre cada uma delas.

Siga a leitura!

Afinal, quais são as modalidades do ciclismo?

Mountain Bike

O Mountain Bike, também conhecido pelo termo “Bicicleta de Montanha”,  é praticado em estradas de terra, trilhas de fazendas, trilhas em montanhas, dentro de parques e até mesmo em determinados pontos da cidade. Seus percursos envolvem subidas, descidas e em alguns estilos, até mesmo obstáculos.

Essa modalidade do ciclismo envolve resistência, destreza e auto-suficiência, já que os percursos realizados geralmente ocorrem em locais inusitados, com muita emoção e manobras arriscadas.

O Mountain Bike exige o uso de bicicletas resistentes e com pneus mais largos, por isso é muito importante que os atletas mantenham a estabilidade nos terrenos acidentados.

BMX

Esse tipo de modalidade é praticado com bicicletas de pneus menores, geralmente de 20 polegadas de diâmetro, é dividido em dois estilos: BMX Freestyle (manobras) e BMX Racing (montanhas).

Na BMX Freestyle, os ciclistas tem como principal objetivo a realização de manobras radicais, que são posteriormente avaliadas por juízes.

Já no estilo Racing, os competidores realizam uma corrida em pista circular repleta de obstáculos. Nessa modalidade, às distâncias percorridas nas competições são pequenas – entre 300 e 400 metros – e, dessa forma, os ciclistas completam o trajeto em aproximadamente 40 segundos. Vence o competidor que finalizar o circuito primeiro.

Ciclismo de Estrada

O ciclismo de estrada é um tipo de competição esportiva, derivada do ciclismo, disputada em estradas utilizando de bicicletas próprias para dar para o ciclista este fim que, no Brasil, são conhecidas por Speed.

No ciclismo de estrada, existem duas modalidades: estrada e contrarrelógio. A primeira consiste em uma corrida de equipe e resistência. Os atletas largam juntos e cada equipe assume uma estratégia.

Já a modalidade contrarrelógio consiste resumidamente em uma corrida de velocidade. Os atletas largam individualmente, a cada 90 segundos e andam contra o relógio. Vence quem fizer o menor tempo. Os trajetos variam, mas costumam ser de 40km a 50km no masculino e 20km a 30km no feminino.

Independente da modalidade de ciclismo, é importante apostar na segurança

Como vimos, existem diferentes modalidades do ciclismo, que se diferem devido as características intrínsecas de cada uma. No entanto, existe uma questão que faz com que o ciclismo de estrada, o BMX e o Mountain Bike tenham similaridade: a necessidade do uso de acessórios adequados para garantir conforto e segurança ao ciclista, como por exemplo os forros para bermuda de ciclismo.

Então, esclareceu as suas dúvidas sobre quais são as modalidades de ciclismo? Comente!

Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *